Cowboys & Aliens

9/12/2011 08:34:00 PM |

Alguns filmes nos comovem pela história, outros pela grandeza da produção, "Cowboys e Aliens" é um bom exemplo dessa segunda modalidade. Com uma mistura enorme de gêneros (sci-fi, western, aventura, suspense e até pitadas de comédia) geram o que chamamos de mashup. E toda essa junção conseguiu fazer algo que me agradou bastante.

Em 1873, um estranho, sem memória do seu passado, acorda na estranha cidade de Absolution com uma misteriosa pulseira em seu braço. Logo, ele descobre que não é bem-vindo e nenhum habitante faz algo sem a ordem do coronel Dolarhyde. No entanto, quando a cidade é invadida por alienígenas, o estranho que eles rejeitaram torna-se a única esperança de salvação. Com a ajuda da viajante Ella, ele reúne um bando formado por seus ex-adversários(Dolarhyde e seus homens), guerreiros Apache, entre outros moradores da cidade para combater os perigosos invasores.

A história embora seja uma mistureira com uma gama imensa de clichés do cinema, consegue empolga e emocionar e com isso deixa o filme cativante e não perde o ritmo em praticamente nenhum momento. Vai só empolgando a cada cena um pouco mais. Nem vou incrementar a grande experiência que pude ter de assistir ele numa sala IMAX, que sem dúvida foi de uma grandeza inenarrável, ainda estou bobo até agora com o tamanho da tela e quero uma sala dessa em minha cidade(vai sonhando Fernando!!!).

Mas voltando ao filme, temos uma fotografia bem feita, muito bem caprichada que não deixa nenhum filme western pra trás não, cenas bem tradicionais nos filmes do gênero, os efeitos estão bem colocados e estes poderiam com muita certeza destruir o longa, mas não seguem de forma bem colocada.

Como falei no início, a grandeza da produção é vista em detalhes, pois tudo é muito grandioso, as cenas abertas bem feitas mostram uma riqueza de cenografia abundante, que a equipe de arte soube escolher a dedo para que mesmo quando colocado algo futurista, não perdesse a pequenez de uma vila da época. Unido a isso as boas trilhas e sons colocados condizem com o filme, até dão um certo suspense em alguns momentos(característica completa de um bom sci-fi).

Os planos escolhidos pelo diretor na versão final ficaram bem encaixados, claro temos alguns exageros(vide a cena que Daniel Craig salta em uma das naves alienígenas), mas não destoam o longa, pois a intensão do filme é justamente essa loucura. E fazendo isso mesmo sendo absurdo as cenas ficam interessantes de se ver.

Quanto da atuação, nem temos como falar que sairia algo ruim, com um elenco de peso: Daniel Craig, Harison Ford e Olivia Wilde protagonizando e porque não falar detonando. E um elenco de apoio que não estraga uma cena se quer, vemos que todos estão muito bem dirigidos em cena e fazem tudo bem pontuado sem fazer expressões exageradas.

Confesso que já estava empolgado desde que vi o trailer, mas ao ler um pouco sobre o filme achava que poderia essa mistureira toda destruir um bom enredo e acabar não virando nada, mas graças ao bom cinema, temos um longa que vale a pena ser visto.

Em resumo, um bom filme, não é algo que você vá falar nossa que espetacular(claro a não ser que você faça assim como eu e vá ver numa sala IMAX, o qual recomendo com certeza que você faça isso pelo menos uma vez na vida, ou várias se puder), mas é agradável e recomendo com certeza pra todos. É isso, fico por aqui nessa semana de pouquíssimos filmes e até a próxima. Abraços.




7 comentários:

Wesleyaxé disse...

É um bom filme, isso é indiscutível!!

Cenas de ação muito bem feitas, Daniel Craig e Harrison Ford cumprem bem seus personagens como devem ser, não é nada de obra prima, mas são atuações dignas de filmes de spilberg, bem carismáticos apesar de durões, mas conquistam o público, os alienígenas aparecem, enfim, achei um ótimo filme, mas ainda com a pequena impressão de que faltou algo, pq merecia ser mais que um filmaço, tava tudo certinho, mas não é um filmaço, é algo que chega bem perto, mas fica no ótimo. Vale como entretenimento e sem muitas exigências, é só diversão!

Fernando Coelho disse...

Opa Wesley, com certeza faltou algo pra ser 10 coelhos mesmo... e ainda estou me perguntando o que faltou... não sei se seria uma Olivia Wilde mais participativa ou quem sabe até mais coisas falsas que gostamos tanto de ver.... ainda vou ficar me perguntando um bom tempo... Valeu pelo comment amigo.

Paulo Fernando Designer disse...

Bom filme, excelente elenco com boas atuações, aquele povo do omelete não se cansa de errar nas críticas. Ninguem espera um "The Godfather", mas una unisitada mistura para um bom entretenimento.

Anônimo disse...

Achei o filme super legal, mas o que me deixou um pouco frustrado foi o fato dos aliens não enxergarem bem de dia(que Inclusive foi montada até uma estratégia de elimina-los por essa deficiência), e nas cenas finais quem viu o filme sabe o que aconteceu.

Anônimo disse...

Não gostei desse filme,apezar de gostar bastante do Craig,achei essa produção bem fraca.
A mistura de faroeste com ficção cientifica q a principio soou com uma ideia interessante,no filme ficou um tanto indigesta.

Achei a historia fraca,e pouco convincente,como no momento q o personagem de Craig chega na cidade e apezar d ser um forasteiro,não é notado por ninguem,até invadir uma casa.

E as cenas de ação deixam muito a desejar,até pq,na minha opinião,ação não é o forte do diretor Jon Favreau.Isso ja tinha ficado bem claro em HOMEM DE FERRO 2.

DAREDEVIL

Fernando Coelho disse...

Olá pessoal, agora com a maratona de filmes estando em nivel light dá pra voltar a responder os comments... Eu curti demais esse filme, não sei se tanto pela a história que o meu TCC foi voltado para um western sobrenatural, então já estava familiariazado com tudo ou se pelo fato de ter assistido ele em uma tela gigantesca me fez ver coisas além do que eu esperava. Enfim vale o ingresso sim e é legal de se ver. Daredevil ele não é uma super ação mas tem pontos bem agitados pelo menos né. Como o Paulo disse é um bom entretenimento. Valeu pessoal.

Erika Ivy disse...

Absolution - Daniel Craig #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...