Conan - O Bárbaro em 3D

9/10/2011 12:55:00 AM |

Que nem diria uma tia minha, pode pegar o pano e ir limpar o chão após a sessão que está escorrendo sangue pela tela. Agora ao chegar em casa para escrever e ver que a censura é 16 anos me espantei, a quantidade de violência é altíssima, bem forte mesmo, mas isso deixa "Conan - O Bárbaro" mais fiel ainda as HQs de Robert Howard, se o que tanto os fãs de HQs reclamavam era de falta de fidelidade no cinema, aqui verão muita coisa em sintonia.

O maior e mais lendário bárbaro de todos os tempos está de volta. Prosperou e evoluiu para oito décadas consecutivas na imaginação do público em quadrinhos, jogos, tela grande e pequena - explorar Conan na Era Hiboriana será como nunca, seu mundo ganhou vida em um filme em 3D colossal, cheio de ação de aventura. A busca feroz do guerreiro cimério começa como uma vingança pessoal, mas logo se transforma em uma batalha épica contra seus rivais hukking, monstros, e situações impossíveis, Conan é a única opção para salvar as grandes nações da Hyboria de uma invasão Sobrenatural.

Quando na sinopse, que os cinemas estão fornecendo que coloquei acima, diz colossal pode ter certeza do que vai ver, enormes cenários(muitos computadorizados, claro!) onde você verá um dos filmes com maior fidelidade aos quadrinhos, diferentemente do que costumo fazer, que é ver primeiro o filme e depois ler algo sobre, dessa vez preferi ler a história de Conan no maravilhoso livro "Os Quadrinhos No Cinema" e isso me deixou com uma visão que a cada cena que via sendo mostrada na telona eu captava com algo na minha mente do que já tinha lido. Não que isso vá influenciar na história é algo completamente assistível e que assim como qualquer outro épico existem palavras, pessoas e lugares com nomes estranhos que você até se confunde um pouco tentando fazer alguma ligação e minha recomendação é: não faça isso, se desligue e embarque na aventura.

Como já falei em termos de cenografia, o longa é grandiosíssimo, com muitos cavalos, figurantes, armas e vestimentas do mundo que Howard criou, a era Hiboriana(uma grande recomendação preste bastante atenção na introdução do filme que é explicado muita coisa que será necessário durante todos demais minutos dele). A fotografia do longa só achei um pouco corrida demasiada na edição, então a mistura de planos vindo de diversos ângulos nas batalhas, principalmente as iniciais nos deixa sem saber quem está ganhando ou quem é "bonzinho".

Do ponto de vista de atuação, não achei ruim como se ouvia o povo dizer, mas também não achei nada glorioso. Jason Momoa com sua cara meio desfigurada de cicatrizes faz boas cenas de batalha, mas quando está falando soa um pouco estranho. Rose McGowan com seu belo penteado(estou irônico ok) está bacana, mas parece mal dirigida e em certos momentos de cena não sabe nem onde se posicionar (grosseiramente visto em cena, isso é triste). Rachel Nichols está linda, mas não mostra a que veio, fora que grita tanto nas cenas finais que se eu sou o Conan ao invés de tentar salvá-la metia a espada na garganta dela logo para parar de berrar. Stephen Lang é bom,  mas o papel só pede que lute com espadas e mais nada, então ele lutou.

Quanto do 3D que é a pergunta custodial de sempre, como sabemos foi convertido, não está porcamente feito como vimos em "Fúria de Titãs", mas também não é nada glorioso. Temos alguma profundidade em pouquíssimos momentos e uma ou duas cenas com algo saindo de tela, mas que nem chega a fazer diferença. Ou seja, como sempre se tiver passando em salas normais, economize.

Em resumo, é um longa interessante de se ver, claro elimine tudo que tenha visto dos longas da década de 80 com Arnold Schwarzenegger, pois não tem nada a ver com ele. É altamente violento, então se você não gosta de ver cenas fortes de cabeças rolando e sendo esmagadas não veja. Extremamente barulhento de espadas, correntes e todo tipo de som batendo bem alto(vi na primeira sessão da pré-estréia, portanto devem baixar o volume naturalmente), mas vai incomodar muita gente que sei. Porém com todos esses defeitinhos, vale o ingresso sim e eu recomendo, sinceramente não sei porque foi tão mal de bilheteria lá fora, acho que a alta violência afastou o público, veremos como será por aqui. É isso, fico por aqui hoje e essa semana teremos apenas mais um por aqui, então nos vemos em breve. Abraços pessoal.




5 comentários:

Arte Grotesca disse...

vou ver o filme hoje, depois te conto o que achei...

se quiser, visite meu blog de arte obscura http://artegrotesca.blogspot.com

Wesleyaxé disse...

Filmaaaaço!! Jason Momoa atuou bem demais nesse filme hein... adorei!!

Fernando Coelho disse...

Olá Wesley... e todo mundo falando mal do pobre cara... até agora ainda estou me perguntando porque foi tão mal de bilheteria lá fora... será que o povo fez complô a favor do Schwazza??? Valeu a passada aqui no blog e o comment amigo. Abraços.

JFelipe disse...

Olha, o filme não é ruim, é frakinho... Só acredito que a direção poderia ter tido mais carinho com os fãs da série (digo: tanto em HQ, quanto do "Schwazza") e caprichado um pouco mais. Pô, o grande vilão coloca uma mácara que se mexe como um Alien recém-saído do ovo (vide "O Oitavo Passageiro"), e, além de não ganhar poder nenhum, ainda apanha que nem boi ladrão.. Achei que a pressa atrapalhou o roteiro que ficou muuuito ralinho.. talvez se rolar continuação, melhorem o desempenho......
Abraço!

Fernando Coelho disse...

Olá JFelipe, não acompanho as HQs, apenas falei o que o pessoal falou que tava razoavelmente fiel. Quanto do Schwazza mudou demais, diria total. O lance da máscara foi a mais pura verdade tudo se mexia e o cara continuou fraco para apanhar a beça(ou como você disse boi ladrão...rs). Acredito que vá ter continuação sim, e quem sabe vão de leve na velocidade para não atropelar as coisas. Valeu o comment e abraços aí.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...