Trabalho Interno

8/23/2011 11:02:00 PM |

Falar sobre documentários sempre achei dificílimo, pois mais do que comentar sobre os planos, aqui é algo real que aconteceu, são pessoas reais, fatos reais. Mas ao assisti-lo completamente você consegue ver o panorama completo de como foi a crise de 2008 transmitida por muitos depoimentos(e não depoimentos) que deu a "Trabalho Interno" o Oscar de Melhor Documentário em 2011.

Narrado por Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da crise econômica mundial de 2008. A quebradeira geral, cujo custo é estimado em US$ 20 trilhões, resultou na perda do emprego e moradia para milhões de pessoas. Com pesquisa e entrevistas, o filme revela as corrosivas relações de políticos, agentes reguladores e a Academia.

Após ver o filme, eu fiquei pensando, esses documentaristas devem andar com coletes à prova de balas, pois sempre atacam algo e levam a tão cobiçada estatueta, mas e aí como fica a vida depois, acho que por isso no Brasil ninguém arrisca muito a fazer algo do tipo, aqui a conversa seria outra.

O que vemos no longa, é muitas falcatruas, pessoas que se recusaram a dar depoimentos, e outras que até deram, mas se engasgam pra responder, e até outros que falam com escracho rindo das perguntas sérias que o entrevistador faz.

Mas o melhor do filme, foi não se prender apenas nos depoimentos, uma vasta pesquisa é mostrada através de textos, gráficos e videos de acervo. O que me agradou e muito, pois um documentário de 2 horas sobre economia apenas com pessoas falando ia ser mega cansativo, apesar que o início até engrenar os primeiros 20 minutos, cansou a passar, mas depois vai bem e até dá pra ficar bravo com as coisas que o povo fala.

A trilha colocada combinou com o que condiz o filme, e a narração de Matt Damon agrada com pontuações bem pausadas nos momentos certo, claro como falei o começo é muito devagar e dá sono, mas depois acelera o ritmo e fica bom.

Outra coisa a reclamar, é que não sei como vai sair no vídeo, mas no cinema ou você domina o inglês para assistir ou a legenda branca vai te matar o filme inteiro, praticamente 70 a 80% da legenda não aparece para ser lida, por planos contra o sol.

Enfim, um documentário que me agradou, não é das coisas que mais gosto de ver, mas se você deseja saber um pouco mais sobre como foi a crise econômica que afetou os EUA em 2007/2008 é uma ótima referência. E como afetou bem o pessoal de lá acredito que foi o que mais levou em conta para que vencesse o Oscar. É isso, recomendo e encerro por aqui. Amanhã tem o último dessa semana de muitos filmes, que eu amo, podia ser assim sempre. Valeu pessoal, abraços e até amanhã.

PS: Como é o primeiro documentário que avalio aqui no blog a nota pode até parecer alta, mas estou apenas retirando o problema com legendas, e a lentidão inicial, quem sabe mais pra frente avaliando outros passo a ser mais exigente com esse estilo também.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...