Planeta dos Macacos - A Origem

8/27/2011 02:24:00 AM |

Como todos bem sabem não sou fã de prequels(ou filmes que contam o que acontece antes de determinado filme já existe), pois se você assistiu o original sabe como acabará o prequel. Porém "Planeta dos Macacos - A Origem" é bem amarrado com o original e até nos deixa mais integrados sabendo motivos de porque aconteceu tudo.

Nesse novo filme da franquia 'O Planeta dos Macacos' conta os eventos acontecidos antes da primeira aventura da série. Uma história de origem, que se passa na atual cidade de São Francisco. Uma ficção científica que mistura arrogância da humanidade, o desenvolvimento da inteligência dos macacos e o início de uma guerra pela supremacia.

O mais interessante do filme é que souberam amarrar tão bem com os filmes que já existiam que as continuações(que claro vão aparecer), deverão ser praticamente refilmagens dos que já existem. Porém pra mim o roteiro não é perfeito, há inúmeros furos e cenas que talvez tenham sido cortadas na versão final e deixam falhas perceptíveis mesmo você estando tão chocado com tudo que ocorre.

Pra mim, os 3 elos desse filme se chamam: fotografia perfeita + atuação primorosa + trilha espetacular = ótimo resultado mesmo com os furos que disse acima. A trilha final é uma das melhores que já ouvi, emociona e pretendo tê-la. A fotografia soube acompanhar imagens perfeitas de selva e aliada as cenas de alta velocidade em que a computação gráfica se confunde com a realidade e nos perguntamos: "Como foi feito isso?", os mestres em computação gráfica devem saber explicar melhor que eu.

Da parte de atuação, é uma pena que sempre Andy Serkis está escondido pela CG(Gollum, King Kong, agora Caesar e em breve Capitão Haddock), pois o cara é perfeito no que faz, seus gestos, suas atuações beiram o brilhantismo e estando escondido nunca irão premiá-lo como ator. Não que os demais atores estejam ruins, mas ele rouba a cena com seu macaco, passou uma humanidade que dá vontade de ir amanhã ao Zoo olhar se um macaco tem tantos trejeitos quanto ele tem.

Dos efeitos, muito bem colocados, aliás como falei acima é imperceptível você falar que os macacos são atores mascarados por computação gráfica, então ficou show. Até coloco uma pergunta aqui que já ouvi pela internet, será que daqui uns dias apenas 1 ator ou até nenhum ator irá interpretar um filme inteiro através da computação? É algo a se pensar.

Em resumo, é um filme que nos faz pensar e mais que isso, faz querer rever os outros para ligar todos os pontos. Porém ainda acho que houve cortes errados, que removeu partes necessárias do longa que deixou alguns momentos estranhos, pelo menos pra mim. Ainda assim é um ótimo filme que recomendo ver com certeza. A briga do Oscar será algo bem interessante de se ver no próximo ano, pois começou a pegar fogo. Encerro hoje por aqui, e essa semana ta cheio, então aguardem mais coisas durante os próximos dias. Abraços.


5 comentários:

Fernando Coelho disse...

Ah já tinha esquecido... tem uma pequenina cena pós crédito, então fiquem um pouquinho mais.

Alexandre Luiz disse...

Meu caro, bom texto. Achei o filme acima da média mas longe de ser genial. Agora, só uma pequena correção. Esse filme não se passa antes do original. Ele reinicia a série, sem qualquer ligação com o que já vimos nos filmes clássicos. Faz várias homenagens e deixa algumas pistas para o que pode ser um próximo filme. Ah e este de certa forma é refilmagem do quarto longa: A Conquista do Planeta dos Macacos. Bom é isso! Grande abraço

Fernando Coelho disse...

Opa Alexandre... Eu vi os anteriores ah muito tempo, então seu comentário valeu como um grande complemento, pois eu estava crente que era algo antes do original. Então como homenagem funcionou bem. É o que você falou um bom filme, acima da média, mas longe de ser genial e por isso ainda fico com o melhor do ano para Super 8. Valeu o comentário aí... Abraços.

Wesleyaxé disse...

Achei que não seria o tipo de filme que eu ia gostar, realmente não é, mas é bem feito e como não sou adepto de gênero mas sim de filme bem feito, eu adorei esse filme. Me surpreendeu, teve ritmo proposital, no começo nos passando a ansiedade dos primatas pelo tratamento recebido pelos humanos, e ia crescendo sua inteligência, junto a vontade de se libertarem e até que estourou tudo, e o filme foi ótimo, adorei!

Legal notar que, César com um pouco de inteligência, era capaz de poupar a vida de um humano, ao passo que, os humanos inteligentes que são, não eram capazes sequer de respeitar um macaco.

Fernando Coelho disse...

Nossa Wesley, essa sua frase final vai pro marco das grandes frases, super show mesmo. É um filmaço bem feito e com toda qualidade possível, são filmes desse estilo que me agradam e me fizeram estudar cinema. Se só fizessem filmes assim, e não essas coisas que os nossos amiguinhos críticos adoram, eu estaria muito mais feliz. Mas valeu ai. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...