Capitão América

7/30/2011 01:35:00 PM |

Aviso primordial, se você tem algo contra os Estados Unidos, nem vá ver "Capitão América - O Primeiro Vingador", pois o próprio nome já diz e todos que conhecem pelo menos um pouquinho da história sabe que o filme(pelo menos sua metade inicial) é praticamente um ufanismo para alistamento militar nos EUA. Mas em quesitos técnicos o que você verá é um filme muito bem feito, com uma qualidade de efeitos impressionantes.

A história do filme se concentra no início do Universo Marvel quando Steve Rogersse oferece para participar de um programa experimental que o transforma no Super Soldado conhecido como Capitão América. Como Capitão América, Rogers une suas forças com Bucky Barnes e com Peggy Carter para declarar guerra à diabólica organização HYDRA, liderada pelo abominável Caveira Vermelha.

Se tem um personagem que nunca me apeguei das HQs foi o tal capitão, sempre achei exagerado o tanto de pessoas que querem defender sua pátria nos EUA, e depois de ver o filme, acredito que se na época foi usado algo realmente do estilo que foi mostrado, hoje sei bem o motivo. É quase uma lavagem cerebral o que faziam com todo mundo para se alistar, fora a música que até agora ainda está na minha cabeça cantando mais marcada que um funk desses que passam nos carrinhos de festa infantil.

Agora se falar que é um filme ruim, vou ser muito obrigado a descordar, o diretor soube usar uma história até que simples e tirar o foco completo do personagem da história em quadrinho e transformou num filme de guerra contra o nazismo que poderia ser com qualquer personagem, o que na minha opinião deixou muito mais interessante.

Como o diretor foi mestre de efeitos especiais no passado, teve todo o cuidado com isso, e nada menos que 5 estúdios diferentes estiveram encarregados de cuidar deles no longa, e estão no ponto, tudo muito bem feito. Não assisti dessa vez em 3D pois todos que conversei não recomendaram por ter sido convertido e também para acompanhar alguns amigos que iam na 2D mesmo, mas dá para notar umas 4 a 5 cenas que devam ter sido colocadas o efeito nada demais.

A reconstrução de época da década de 40 também agrada bastante o visual nas cenas iniciais que ainda não estamos imersos em guerra e ficou bem interessante de se ver como uma produção impecável nos detalhes. O pessoal da cenografia soube como fazer tudo bem feito sem exagerar em detalhes, o que deixa claro como era uma época predominada por guerras.

Quanto das atuações, eu gostei, mas não sei o que anda acontecendo comigo ou com os filmes que não tá tendo um personagem que me empolgue e torça por ele até o final desejando que acabe logo com o vilão. Mas no quesito mostrar seu personagem todos agradam sim.

Em resumo é um bom filme, que deve agradar mais o público em geral do que os próprios fãs mesmo, e as cenas pós crédito já dão um bom começo para o filme dos Vingadores que está previsto para Maio do ano que vem, recomendo esperar todos os créditos subirem para ver os extras que além dessa cena tem até um pequeno teaser do filme "Os Vingadores" bem interessante.

É isso, recomendo o filme sim, mas não é tudo aquilo que vinham falando, é um bom filme para se ver e conhecer a história realmente do primeiro vingador e ficar pronto para o que vem pela frente. Fico por aqui, segunda tem mais um nessa semana de poucas estréias. Abraços.

8 comentários:

Cardoso Junior disse...

Eu acho que concordo bastante com a sua crítica, mas o filme valeu muito a pena pelo final... Que venha "OS Vingadores" *-*

Fernando Coelho disse...

Ah sim, o pós créditos vale por demais para iniciar já "Os Vingadores".

Anônimo disse...

Fernando boa noite. Sempre acompanho seu blog pois seu gosto é parecido com o meu. Suas críticas são ótimas, simples e objetivas. Só tenho a reclamar sobre as colocações que você faz sobre o 3D. A grande vantagem do 3D é a sensação de profundidade no filme, o deixando mais real, não somente aqueles efeitos de jogar objetos em direção á tela. Se reparar bem, mais de 95% do filme está em 3D, eu vi aprovei e a conversão ficou ótima.

Abraço.

Fernando Coelho disse...

Sim... o lance da profundidade tem ficado muito bem colocado nos filmes, o caso que um bom cineasta sabe fazer isso apenas utilizando das sombras, afinal cinema é isso você conseguir transmitir o máximo de realidade na película, tanto que quando os Lumiere fizeram o primeiro filme do trem o povo saiu correndo da sala. Agora ta ficando tão batido colocarem apenas profundidade nos filmes em 3D que não compensa o gasto de um ingresso mais caro. É isso apenas que reclamo. Mas valeu o comentário aí.

Big Lui disse...

Oi! Como vai?

Eu assistir o filme ontem e até gostei. Na minha opinião não achei tão patriota como poderia esperar, vi as cenas mais como uma auto-critíca do que um ufanismo.

Talvez seja porque os americanos de hoje estão de saco cheio dessa baboseiras ou então o diretor não quis irritar os fãs de outros países... não sei.

Acho que mesmo um anti-americano (não xiita) pode até gostar filme. Afinal, eu já fui um e vi.

Abraços e veja a minha opinião do filme no meu blog: Big Lui: Capitão América

Fernando Coelho disse...

E ai Big, opa vou bem sim... cinemando como sempre... então na minha opinião o filme não fui ruim, foi muito bem feito sim, mas o Capitão América em si, como é nos quadrinhos não apareceu, foi apenas uma guerra como outra qualquer contra o nazismo em que os EUA se vangloriam a todo momento. Só achei isso. E por isso qualquer pessoa de qualquer país vai gostar mesmo. Valeu pelo comentário e volte sempre.

Wesleyaxé disse...

Achei um filmaço, bem diferente dos demais filmes de heróis, porém, como pra mim Thor foi o melhor, acho que esse só não superou pq é uma coisa mais científica, um projeto de super soldado e tal, e Thor já tem um ambiente mais colossal, aquela coisa de herói de um outro mundo totalmente fantástico e místico, mas Capitão Améria me surpreendeu.

Fernando Coelho disse...

Opa Wesley... que foi um filmaço isso não discordo mesmo... é o que você falou do lance do Thor, é algo muito mais colossal. Acredito que seja esse lance de ser completamente diferente dos filmes de super-heróis que eu acabei ficando meio com pé atrás do Capitão, mas não deixou de ser um bom filme e já preparar para o que está por vir no ano que vem. Como sempre valeu pelo comment construtivo para incrementar a discussão aqui no site. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...