Sessão Pipoca 2011

6/10/2011 12:25:00 AM |



Como muitos leram meus tweets viram que essa semana acabei não vendo algum filme que estreou no cinema devido à estar cobrindo o Festival Sessão Pipoca, organizado pelo curso de Audiovisual da Faculdade Barão de Mauá em Ribeirão Preto, curso este que lançou este ser aqui que vos fala toda semana sobre os vários filmes e onde ganhei meus primeiros prêmios(tá foram muitos, já me gabando... hehehe).

Esse ano o regulamento do festival mudou um pouco com muitas das solicitações que fazíamos na época em que estudava lá, colocando um Juri de fora da faculdade e premiando mais honrosamente cada semestre que competia em si. Claro que para isso foi colocado sob as coordenação do festival, nada menos que uma das mais competentes professoras do curso, Roberta Assef, a qual o deixou de uma forma primorosa, e deve melhorar a cada semestre mais.

No primeiro dia, poucos filmes da turma do 1° semestre foram inscritos, então tivemos apenas  "Brutus: Em um dia de Cão" e "Caçada ao Matador". O que mais me impressionou foi o fato de tanta técnica para uma turma que acabou de iniciar, foram dois ótimos trabalhos, o primeiro uma animação feita em stop-motion muito divertida e bem feita e o segundo um drama que faz parte de uma minisérie em mais capítulos, mas que foi bem colocado o primeiro capítulo no formato de um filme. Já de cara falo parabéns para os dois grupos pois fiquei feliz de ver que virão mais ótimos filmes por ai. Minha aposta é para "Brutus".

Ah não podia deixar de comentar a quão emoção foi rever abrindo o Festival, o meu trabalho de conclusão de curso: "A Morte Vai Para o Inferno", o qual além de levarmos o prêmio de melhor filme do festival no ano passado, entramos em diversos outros festivais pelo Brasil.

No segundo dia, já tivemos 5 filmes: "A Menina que dançava Descalça" que na minha opinião gostei demais pela condução da história pela visão de um admirador sob a luz de um palco; "Adoleser" um documentário sobre a adolescência que gostei muito do cenário onde foi feito da forma que ficou a arte em si, mas os depoimentos me pareceram por demais decorados, então ficou estranho; "Giz" um video-clipe de uma música de Renato Russo que foi criativo, mas ficou meio monótono, acho que tentaram fazer como esses videos stop-motion que são feitos desenhos pintados no chão mas não conseguiram; "A Carne Mais Barata", ficou bem interessante a proposta, colocando recortes de videos, mas vários momentos me cansou, talvez se focassem só na história seria melhor e agradaria mais; e "Citrinita" que fez uma abordagem misturando religião com sexologias, mas de forma mega-experimental através de imagens muito confusas, definitivamente não gostei e só fui entender após algumas pessoas me falarem do que tratava. Em resumo, mais um bom dia de exibições, em que a galera mostrou que vem evoluindo desde o semestre passado. Minha aposta está entre "A Menina que dançava Descalça" e "Adoleser", mas entre os dois fico com a primeira opção.

No terceiro dia, a galera produziu muito e tivemos 8 curtas, que foram todos muito interessantes de história mas que na minha opinião faltou um pouquinho de técnica, acredito que se melhorarem isso pro semestre que vem vão detonar. Foram eles: "A água da torneira", um curta de uma idéia tão simples, mas que me deixou boquiaberto com o fechamento; "Complexidade Feminina", a mulher simplesmente me deixou muito irritado, que se eu tiver uma namorada/mulher dessa eu mando embora na hora, o chata, ficou bem bacana mas pecaram muito na iluminação amarela exagerada demais; "Central de Atendimento", muito excelente a sacada, já havia visto um video sobre o mesmo tema, ficou legal, porém pecaram no áudio que em muitos momentos não dava para entender o que estava sendo falado, mas divertiu bastante; "O infinito segundo Allan Cronin", uma ficção muito interessante que me deixou bastante pensativo, porém achei exagerado os efeitos de aceleração; "Juventude Perdida", teria tudo para ser uma aventura excelente de ser contada e mostrada, porém a galera preferiu eles mesmos atuarem que pecou muito, e também fizeram numa locação que mostrava ser ruas ao fundo, não convenceu ser floresta; "Uma História de Borboletas", uma história simples sobre a loucura porém que tratou a idéia de uma forma delicada juntando ela com o homosexualismo, e o que poderia chocar qualquer um na platéia pelo contrário agradou bastante; e para fechar "Pretérito Imperfeito", basicamente a história de 'Eduardo e Mônica' de Renato Russo contada talvez como sendo a história real da música, muito divertido e agradável de ver, gostei bastante porém poderia ter sido encurtado um pouco nas cenas de traveling. Minha aposta para esse dia é "Uma História de Borboletas" ou "Pretérito Imperfeito", e entre os dois ficaria com a primeira opção.

Hoje, quarto e último dia de exibições, sinto o pesar de dizer, mas pra mim foi o dia mais fraco, o pessoal abusou da matéria do último semestre e fez apenas documentários, não que não estivessem bons, mas acabou ficando um dia que mais parecia ser banca do curso de Jornalismo que de uma turma de Audiovisual que está se formando, principalmente não apenas por serem documentários, mas pelas falhas de edição, erros de normalização de som, entre outros defeitos mas não sou eu quem devo apontar. Vamos falar do que vimos, foram 7 curtas, sendo 6 documentários e 1 de ficção: "Amaro", contou a história de um barbeiro que é artista surrealista, ficou bacana, mas repetitivo demais nas falas, poderia ter sido resumido; "Na Pele", poderia ser o maioral da noite pela idéia, mas cometeu erros gravíssimos de edição cortando falas pela metade e com mixagem de som péssima; "Sonho sobre trilhos", foi um dos que mais gostei, ficou bem interessante, mas acredito que se tivesse tirado os escritos de cada tema teria ficado mais interessante e dinâmico; "Biblioteca Altino Arantes", em questões técnicas foi o melhor, apesar do tema ser um pouco chato, mas ficou muito bem feito; "Pé na Tábua", também gostei muito, porém o pessoal foi extremamente repetitivo falando a mesma coisa diversas vezes, além do mesmo problema que não gostei no anterior de colocar os temas escritos toda vez, mas a edição foi primorosa no formato e nos efeitos; "A escolha" foi o único filme de ficção no meio dos leões de documentários, a idéia ficou muito boa principalmente como forma social, gostei bastante do filme, porém precisaria ter feito um trabalho maior com os "atores", justamente por não serem atores para que ficassem mais próximos do que foi feito em "Cidade de Deus" como um exemplo a citar; e para fechar "Um Curta em Minha Vida", agradou bastante como um making off do filme "A Escolha", e ficou melhor ainda com o pessoal cantando ao vivo no final a música tema. Minha aposta pra essa noite, apesar de ser um pouco chato fico com "Biblioteca Altino Arantes" ou "Sonho sobre trilhos", e entre os dois pendo um pouco para o primeiro.

Bom essas foram minhas opiniões, o nivel foi bem legal das produções, e é isso, se vou acertar ou não saberei amanhã, posso estar sendo um pouco exigente demais com a galera, e também preferi me omitir de amizades, mas aqui como tenho visto muitos filmes coloquei minha opinião técnica baseando nisso e no que fiz durante a faculdade. Espero que não se zanguem muito com o que falei. Fico por aqui, abraços e amanhã comento embaixo se acertei ou não.

18 comentários:

Fernando Coelho disse...

Apenas complementando por aqui, parabéns a todos que se esforçaram para entregar bons filmes, e novamente à Roberta pela forma que conduziu maravilhosamente.

Jorge disse...

Interessante o seu lado, Fernando, pois o dia o qual mais gostei foi o do Quarto Semestre. Também acho que o pessoal se acomodou na obrigatoriedade dos documentários, mas fizeram bons trabalhos e isso pesou bastante. "Pé Na Tábua", pra mim, foi o melhor curta que assisti na semana inteira. (Não assisti a todos). Os outros docs foram legais, só tiveram alguns problemas de andamento, edição e captação de áudio, como o "Na Pele" e o "Sonho Sobre Trilhos". E sobre "A Escolha", que apesar de ter sido o mais fraco tecnicamente, teve uma brilhante iniciativa que valeu a pena demais.
Agora, sobre os três primeiros semestres, achei que os curtas ficaram abaixo da média. Quando entrei no curso, por exemplo, o pessoal do segundo e do terceiro fizeram ótimos curtas e esse ano não senti essa mesma pegada no pessoal.
E a melhor coisa que fizeram foi colocar a Roberta pra apresentar, sorry Rafa. iauhaiuha Estaremos lá hoje, falando mal do resultado dos prêmios (como sempre auhiauhai) e ouvindo o som dos profs Mariz e Fábio. aiuhaiuahiu

Valeu, Fernando! Ótimo post.

Amanda disse...

Eu adoro o Rafa, adoro a Roberta, mas realmente, o trabalho precisava ser dividido pra poder dar conta, é complicado fazer tudo sozinho, sei como é rsrsrs
Espero hj ver trabalhos legais, tô com saudade, tô sentindo falta rsrsrs
Mas quanto as qualidades técnicas, pra mim só existe uma opinião: do mesmo jeito que agora está melhor organizado e notamos essa diferença, a faculdade devia prestar mais atenção ao curso e fornecer equipamentos descentes. Por mais q a culpa possa ser tb da falta de habilidade dos alunos, de qualquer forma sao alunos, estao aprendendo, e o fato da faculdade proporcionar uma melhor assistência faria muita diferença nessa aprendizagem e melhores resultados. Enquanto tudo continuar sendo feito "nas coxas", enquanto uns tem boom outros nao, uns tem camera HD, outros nao, tudo continuará mambembe como sempre...
Já sabemos que a galera é ótima, falta mais incentivo por parte dos chefões lá de cima, afinal, é uma faculdade, é pago, fornecer estrutura adequada é o mínimo.

E o Fernando tá treinando pra jornalista, já saquei... rsrsrs

Fernando Coelho disse...

kkkk legal o seu comentário Amanda... ainda não... jornalista prefiro te-los como amigos mesmo... sou mais cinema mesmo.

Fernando Coelho disse...

Bom resultados, 1° semestre acertei na veia, segundo semestre errei feio ganhou Citrinita(que eu mais odiei), 3° semestre ganhou minha segunda opção, mas revendo hoje vi que merecia ganhar mesmo(só ainda acho que pra teste colocar misturando os travelings da Monica e do Eduardo acho que ficaria melhor), e do 4° semestre errei também mas levou o mais critico dos documentários. Valeu, novamente parabéns pra Roberta pela organização e também a todos os alunos pois conseguiram mostrar que estão num rumo para bons filmes. Abraços fico por aqui.

Tarcísio Silva disse...

religião com sexologias #NatalDoCoelho

Tarcísio Silva disse...

os travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Tato Mansano disse...

Musica Eduardo e Monica #NatalDoCoelho

Leonardo Coelho Negri disse...

religião com sexologias #NatalDoCoelho

Adrielle disse...

travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Tato Mansano disse...

Mistura de religião com sexologias #NatalDoCoelho

Leonardo Coelho Negri disse...

travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Elias disse...

religião com sexologias #NatalDoCoelho

Elias disse...

Os travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Erika Ivy disse...

religião com sexologias #NatalDoCoelho

Erika Ivy disse...

Os travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Johnny disse...

religião com sexologias #NatalDoCoelho

Johnny disse...

travelings da Monica e do Eduardo #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...