Velozes e Furiosos 5: Operação Rio

5/07/2011 01:57:00 AM |

Simplesmente adoro ser surpreendido no cinema, principalmente quando vou ver algo preparado para ser a pior coisa do mundo e saio feliz a beça. E isso aconteceu comigo em "Velozes e Furiosos 5: Operação Rio", que na minha opinião se não é o melhor filme da franquia ficou beirando bem o primeiro.

A história desse novo episódio da franquia que já virou costume pelos carros tunados é a seguinte: Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) firmaram uma parceria que os obrigou a fugir da polícia constantemente. Escondidos no Rio de Janeiro, eles têm mais uma missão a ser cumprida e, então, ganhar a desejada liberdade. No entanto, nada disso segura a sede de sangue de um empresário corrupto, que deseja vê-los mortos. Nessa luta contra o empresário e em busca de suas liberdades, a dupla enfrenta o competente agente federal Lucas Hobbs (Dwayne "The Rock" Johnson), que está à caça de Dom e Brian com uma única arma: seu instinto, já que está cada vez mais difícil distinguir mocinhos e vilões. 


A história é bacana e o visual do "Rio de Janeiro" (coloco entre aspas mesmo porque teve muito pouco do longa rodado aqui no nosso pais, a maioria foi filmado em Porto Rico) ficou agradável, até dá para se iludir com a magia do cinema de estar ocorrendo tudo o que vimos no filme, mas infelizmente ou felizmente pelo tanto que foi destruído, não foi feito aqui. Mas mesmo assim ponto para o cenário muito bem colocado com as ótimas tomadas em velocidade ficou bem interessante de se ver, além da direção de arte com muito cuidado para parecer realmente o Rio(vemos aqui várias cervejas nacionais sendo tomadas pelos protagonistas, e alguns bares com nomes brasileiros ao fundo).


Uma recomendação, vá ver pela diversão e tente, apenas tente não se ater aos milhões de erros de continuidade, é quase 1 a cada minuto ou seja aproximadamente 134 erros pela duração do filme. Apesar de ser bem longo, ele não chega a cansar, devido a velocidade e as boas piadas que rolam entre os protagonistas e coadjuvantes. Mas convenhamos que o pessoal que faz papel de brasileiros forçam um sotaque muito forte, ficou bacana mas poderiam ter gasto com atores do pais que acho que ficaria melhor, até a Jordana Brewster fala melhor português sem sotaque que muitos que fizeram papel de cariocas.


Quanto a direção acredito que finalmente chegou ao ponto de melhor forma de conduzir a história, parar com frescurites de tunagem e entrar para o lado da ação com planos de assalto, e com isso unindo a forma veloz que a história permite andar, ficou sensacional na mão de Justin Lin. Quanto a produção nem tenho o que falar, simplesmente sensacional, gastos exorbitantes para destruir tudo que vier pela frente e de uma forma muito boa.


Falar das trilhas, é algo fantástico, tudo se encaixou perfeitamente e que nem disse meu amigo, até um funk conseguiu ter uma boa função dramática para o momento na história. E variando desde funk ao melhor som de rock tudo corre na maior velocidade.


Bom é isso, recomendo sim a todos, pois vale a pena, porém se restrinja ao que falei no terceiro parágrafo, senão o filme acabará se tornando chato, pois verá cliches comuns que falam do Brasil, verá erros de continuismo, verá atores com sotaque estranho, então veja pela diversão do cinema de um bom filme de ação, e que venha o 6° longa da franquia. É isso, amanhã tem mais um que finalmente estreou aqui pelo interior, até mais. Abraços.



5 comentários:

Fernando Coelho disse...

Esqueci de comentar, pessoal que for assistir, tem uma cena pós-créditos portanto fiquem e aguardem um pouco mais na poltrona, abraços.

Rodrigo disse...

Obrigado cara !!!! Verei ele hoje ... as vezes me apego a estes erros bobos, mas com este toque ja sei que tenho que me desviar ...

Abração !!!

Rodrigo Caetano de SP

Fernando Coelho disse...

Que é isso Rodrigo, quando fiz o blog foi justamente pra isso pra poder falar(não necessariamente criticar) sobre o que é interessante ou não no filme, e o que devemos nos atentar, não sou nem serei a melhor pessoa do mundo pra falar sobre um filme, afinal sempre além de olho de espectador olho bastante com o olho de produtor, então vejo $$$ nos filmes... hehehe... abraços, valeu o comentário, depois fale o que achou.

Wesleyaxé disse...

Putz!! Olha na minha humilde opnião esse é o melhor filme da franquia viu... foi uma trama eletrizante de assaltos e picaretagens...rs, que deixou pra trás aquela estorinha de arrancadas e competir por dinheiro, carro, mulheres e famas... muito show mesmo, como vc Fernando eu também saí do cinema muuuito satisfeito. Não é perfeito, tem furos? Tem... mas foi o filme que me trouxe mais adrenalina esse ano viu... ótimo!

Fernando Coelho disse...

Falou e disse tudo Wesley... esperemos agora pelo 6° que já tão roteirizando... obrigado pelos comentários seus.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...