A Garota da Capa Vermelha

4/22/2011 07:51:00 PM |

Simplesmente adoro quando vou ao cinema após ter lido várias críticas dos nossos amiguinhos críticos de cinema falando mal a beça de um filme, e ao acabar o filme vejo o quão enganados eles estavam. Com "A Garota da Capa Vermelha" temos exatamente isso, um bom filme que foi almejado por críticas ruins baseando-se apenas por ter sido feito pela diretora da série "Crepúsculo".

A história é uma nova versão para a história de Chapeuzinho Vermelho que tanto ouvimos durante nossa infância: Valerie é uma bela garota que vive em um vilarejo da Idade Média aterrorizado por um lobisomem. A jovem é apaixonada pelo lenhador Peter, porém seus pais a prometeram em casamento ao abastado Henry. Inconformados com a situação, Valerie e Peter planejam fugir, até que tomam conhecimento de que a irmã mais velha de Valerie foi morta pelo lobisomem que vaga pela floresta próxima ao vilarejo onde moram. 


Não desmerecendo o trabalho da diretora, mas os produtores, diretores de arte e de fotografia simplesmente foram perfeitos, e coincidindo ou não praticamente na mesma data que o ganhador do Oscar nesse quesito "Alice" foi lançado já estou vendo um bom possível candidato. Temos uma vila medieval muito bem adaptada em meio a uma floresta de pinheiros tenebrosos durante a noite e o inverno rigoroso. Os figurinos todos também muito bem colocados retratando exatamente uma Idade Média voltada para a Inquisição da Igreja e os padres caçadores de bestas. Só um pesar mas que não ficou tão ruim é para o lobo digital(não existiria outra forma talvez de fazer), mas que em comparação com o do filme "Lobisomem" aqui está 100 vezes melhor. Não gosto de fazer destaques aos produtores mas aqui cabe mais um longa com dedo/dinheiro de Leonardo DiCaprio atacando agora por trás das câmeras.


A diretora também soube utilizar todos os elementos da história que todos conhecemos bem como a vovozinha, o lenhador, a menina e claro o lobo, tudo de uma forma bem contundente. E ao melhor estilo que conhecemos nas novelas aqui no Brasil do "Quem matou Odete Roitman?" somos levados a ficar observando a todos os personagens do filme que possuem a determinada característica que a protagonista fala em determinado ponto do longa. Só me incomodou um pouco usar muitos flashbacks em determinados momentos que acabam revelando coisas que poderiam deixar para nós espectadores induzirmos, mas se ela preferiu mostrar talvez seja porque muitos iriam ficar perdidos na história então tudo bem. 


Outro ponto positivo para a diretora está nos enquadramentos usados para ajudar a mostrar a grandiosidade da produção com muitos planos abertos e fechando em câmera acelerada em detalhes em vários momentos, ficou muito bacana o uso dramático da câmera que tanto ouvi durante a faculdade


Quanto à atuação, estão corretos e todos interpretam bem seus papéis sempre ocultando quem poderia ser o lobo deixando somente para os minutos finais a revelação. Amanda Seyfried já está praticamente se tornando a versão feminina de Nicolas Cage aparecendo em 2 ou 3 filmes por ano e com isso está ganhando as graças do público brasileiro, e mostrou fazer bem um papel aqui neste filme.


Bom é isso, gostei bastante, falei até demais, graças a Deus não é algo tão doce então aos diabéticos de plantão podem assistir sem prescrições e contrariando todas as críticas que vocês lerão pela internet recomendo com certeza o filme, vá ver e comente depois o que achou aqui no blog para podermos comparar opiniões. Acabo essa semana bem cedo, devido aos feriados mas feliz de que todas os filmes que estreiaram me agradaram, agora é aguardar até sexta que vem. Irei resistir uma semana ao vício? Tentarei ser forte. Fico por aqui, abraços.



7 comentários:

Anônimo disse...

Estou adorando seu blog, mto bom mesmo
E o melhor eh q temos as mesmas opinioes sobre os filmes, entao antes de me aventurar a ir no cinema, sempre vou dar uma passadinha aqui! huahauhaua
parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Seu comentário me surpreendeu bastante, primeira crítica positiva em relação ao filme, todos que via eram críticas negativas, agora sim me deu vontade ver o filme.

Beth disse...

Realmente é a primeira crítica boa deste filme, pq a maioria dos críticos torcem o nariz pra romance ou comédia romântica ou drama romântico e por aí vai....estou adorando suas críticas Fernando...

Fernando Coelho disse...

Ola novamente Beth, que bom que tem gostado das críticas, como já falei algumas vezes aqui exponho meu gosto real, não sou nem um pingo comprado como muitos por ai, mas você verá muito que depende do meu humor no dia para as criticas. Então nesse foi muito bem feito, não ficou filme para as crepusculetes nem ficou algo da forma que a maioria dos criticos estão jogando no ventilador, é um bom filme com um suspense bem gostoso de levar até o final de modo que você fique quem é tal pessoa. Abraços e obrigado pelo comment.

Rogerio_ruts disse...

Fazer um filme de suspense partindo de uma fábula infantil me gerou um interesse já de imediato quando soube desse filme.
Mas quando vi no cinema, eu esperava mais, não sei dizer o que exatamente, mas senti que faltou algo.
Acredito que criei uma expectativa muito grande.
Apesar disso é um bom filme, nada excepcional, mas ainda assim um bom filme.

Galodoido disse...

Já tem tempo esse post seu mas fui assistir o filme em Blu ray só agora. A única coisa que tenho pra falar é que o meu primeiro suspeito para o lobisomem foi o pai dela msm, não sei pq mas depois de tantos filmes de suspense e de tribunal hj em dia quase nenhum filme que "esconde o final" me surpreende.(até a "Ilha do Medo" eu desconfiava que tudo não passava da loucura na cabeça do personagem)
Antes que eu me esqueça....sempro leio seu blog as vezes antes e até depois de assistir os filmes. Parábens!

Fernando Coelho disse...

Olá Evil_Man... não faz mal, os posts estão aqui sempre disponíveis para comentar, aliás fiz o blog justamente para isso, pra lembrar o que achei de um filme que vi a tempos, é até bom que alguém comente depois de um longo tempo para que eu leia o que achei na época. Esse lance de descobrir comigo falha demais, eu sou meio devagar pra linkar as coisas, mas nesse eu jurava que seria o rapazote, enfim sou lerdo. hahahaha. Obrigado por visitar sempre, aqui verás sempre o que acho, nem sempre vai bater com a maioria, mas nunca terá uma opinião comprada, a não ser que eu esteja falando de um filme que eu produzi(aí a coisa muda). Abraços aí.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...